Evolução de uma maqueta em fotos... Escala N.
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Estão com óptimo aspecto os progressos feitos. As gares fantasma dão sem dúvida muito mais interesse operativo.
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como ja tinha perguntado num outro forum...
Cosmin Escreveu:gare fantasma...supostamente sera uma gare oculta, com varias linhas, utilizada para guardar material rolante diverso, pronto a ser utilizado, ou um espaço para manobras... nas fotos so vejo 2 pedaços de contraplacado, é essa a gare fantasma?
- luis_lopes
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Viva.
Está escrito que falta assentar a via nas ditas. Com tempo.
Abraços.
Está escrito que falta assentar a via nas ditas. Com tempo.
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Viva!
Acho que nao estamos a falar da mesma coisa.Uma gare fantasma é uma estaçao oculta, escondida mesmo por baixo do "piso 0" ou atras do diorama, com varias linhas para o material rolante.O que eu vejo nas fotos, são 2 pedaços de contraplacado sobrepostos, o superios da para girar ate um certo angulo...que nao deve levar mais que uma linha
Um exemplo de estaçao oculta:
http://www.ete.org/layouts/lay_ah_files ... tation.jpg
Acho que nao estamos a falar da mesma coisa.Uma gare fantasma é uma estaçao oculta, escondida mesmo por baixo do "piso 0" ou atras do diorama, com varias linhas para o material rolante.O que eu vejo nas fotos, são 2 pedaços de contraplacado sobrepostos, o superios da para girar ate um certo angulo...que nao deve levar mais que uma linha

Um exemplo de estaçao oculta:
http://www.ete.org/layouts/lay_ah_files ... tation.jpg
- luis_lopes
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Viva.
A sua dúvida é pertinente, mas devo-lhe dizer que uma gare fantasma é, sem sombra de dúvida, todo e qualquer tipo de parqueamentos de comboio fora de cena(ou seja da maqueta), composta por uma ou mais vias, que permite efectuar a tal ligação ao resto do mundo.
As gares-fantasma existem de diversos tipos:
1º tipo - A que estou a usar que se chama de sector plate. Segue a foto da minha, agora com três vias:

E mesmo que seja apenas uma via, como mostra a foto em baixo

Este tipo de gare-fantasma permite a entrada de comboios mais compridos, pois não necessita de agulhas. Tem a desvantagem que o assentamento de via tem que se perfeito, para que o alinhamento não falhe.
Mais exemplo:

Esta gare fantasma pode ser como a minha, que não dá a volta, mas pode ser também para dar uma volta de 180º, de forma a que os comboios estejam prontos para sair de novo.
2º tipo - O traverser, que utiliza o técnica utilizada na placa deslizante reais. Utilizam-se ferragens de gavetas para fazer deslizar esta gare fantasma.

Existe também quem tenha desenvolvido esta gare fantasma na vertical.
3º tipo - Cassette fiddle yard - Este tipo de gare fantasma é pratico para layout mais pequenos, e comboios mais pequenos, visto o manuseio ser muito.

Os comboios são parqueados em caixas, construídas com a ajuda de cantoneiras em metal
4º tipo - a gare escondida por baixo ou por trás do layout, seja de passagem ou terminal, conforme a foto que partilhou.
As gares fantasma têm, normalmente, um papel fundamental no desenrolar da história. Normalmente, nós, modelistas portugueses, fazemos o comboio andar a atrás do último vagão, como se tratasse de um cão atrás da cauda. Acrescentamos a gare fantasma para não ser sempre o mesmo comboio a aparecer em cena.
Nestes casos, não é só para termos comboios estacionados e adicionar variedade... é essencialmente para os mesmos passarem na estação, fazerem o que têm a fazer... e seguirem para o resto do mundo, sejam traversers, sector plates, cassetes ou as tradicionais. Ou sejam, todos os comboios terão uma função.
Isto é assunto que dá pano para mangas.
Cumprimentos
A sua dúvida é pertinente, mas devo-lhe dizer que uma gare fantasma é, sem sombra de dúvida, todo e qualquer tipo de parqueamentos de comboio fora de cena(ou seja da maqueta), composta por uma ou mais vias, que permite efectuar a tal ligação ao resto do mundo.
As gares-fantasma existem de diversos tipos:
1º tipo - A que estou a usar que se chama de sector plate. Segue a foto da minha, agora com três vias:
E mesmo que seja apenas uma via, como mostra a foto em baixo

Este tipo de gare-fantasma permite a entrada de comboios mais compridos, pois não necessita de agulhas. Tem a desvantagem que o assentamento de via tem que se perfeito, para que o alinhamento não falhe.
Mais exemplo:
Esta gare fantasma pode ser como a minha, que não dá a volta, mas pode ser também para dar uma volta de 180º, de forma a que os comboios estejam prontos para sair de novo.
2º tipo - O traverser, que utiliza o técnica utilizada na placa deslizante reais. Utilizam-se ferragens de gavetas para fazer deslizar esta gare fantasma.

Existe também quem tenha desenvolvido esta gare fantasma na vertical.
3º tipo - Cassette fiddle yard - Este tipo de gare fantasma é pratico para layout mais pequenos, e comboios mais pequenos, visto o manuseio ser muito.

Os comboios são parqueados em caixas, construídas com a ajuda de cantoneiras em metal
4º tipo - a gare escondida por baixo ou por trás do layout, seja de passagem ou terminal, conforme a foto que partilhou.
As gares fantasma têm, normalmente, um papel fundamental no desenrolar da história. Normalmente, nós, modelistas portugueses, fazemos o comboio andar a atrás do último vagão, como se tratasse de um cão atrás da cauda. Acrescentamos a gare fantasma para não ser sempre o mesmo comboio a aparecer em cena.
Nestes casos, não é só para termos comboios estacionados e adicionar variedade... é essencialmente para os mesmos passarem na estação, fazerem o que têm a fazer... e seguirem para o resto do mundo, sejam traversers, sector plates, cassetes ou as tradicionais. Ou sejam, todos os comboios terão uma função.
Isto é assunto que dá pano para mangas.
Cumprimentos
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Desejo-lhe bom trabalho! 

- luis_lopes
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Para aproveitar o último dia de férias deste ano, apeteceu-me ligar o compressor e colocar o aerógrafo em funcionamento.
O aspecto da maqueta hoje, ao inicio do dia.

Muito importante ao pintar as vias da PECO com aerógrafo: Como o contacto eléctrico é feito mecanicamente, devemos isolar as pontas das lanças das agulhas, por forma a que contacto eléctrico continue a ser feito.

Pronto a pintar...

Utilizei o XF-68 da Tamiya para o efeito.

O aspecto das vias depois de pintado. A máscara foi retirada. Esta parte terá que ser pintada a pincel.
O próximo passo é começar a decoração: kits, montanhas, rochas e verduras... A seu tempo!
Abraços a todos.
O aspecto da maqueta hoje, ao inicio do dia.
Muito importante ao pintar as vias da PECO com aerógrafo: Como o contacto eléctrico é feito mecanicamente, devemos isolar as pontas das lanças das agulhas, por forma a que contacto eléctrico continue a ser feito.
Pronto a pintar...
Utilizei o XF-68 da Tamiya para o efeito.
O aspecto das vias depois de pintado. A máscara foi retirada. Esta parte terá que ser pintada a pincel.
O próximo passo é começar a decoração: kits, montanhas, rochas e verduras... A seu tempo!
Abraços a todos.
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um bocado tarde
....mas eu tinha essa "receita" (revista Maquetren)



- luis_lopes
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Olá Viva.
Obrigado pela dica, e já tinha experimentado, mas sou sincero que não gostei muito.
Estou-me a basear naquilo que um modelista japonês fez, na sua maqueta.
Abraços.
Obrigado pela dica, e já tinha experimentado, mas sou sincero que não gostei muito.
Estou-me a basear naquilo que um modelista japonês fez, na sua maqueta.
Abraços.
- luis_lopes
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Olá a todos.
Grandes alterações no layout. O anterior desapareceu. Decidi colocar uma cama no quarto onde tenho os comboios, logo tive que mexer nas posições do mobiliário.
Seguem as fotos:

Um projecto com os mesmo módulos. Não quero gastar dinheiro em madeira, tenho que aproveitar o que tenho.

A estrutura da maqueta no sitio. Desculpem-me a bagunça que está por baixo. É algo normal, quando se está a construir uma maqueta.
Coloquei em cima desta estrutura a Unitrack da KATO só para ter um comboio a andar de vez em quando.
Agora é tempo de planear o que vai entrar nestes 140 x 70 cm.
Abraços.
Grandes alterações no layout. O anterior desapareceu. Decidi colocar uma cama no quarto onde tenho os comboios, logo tive que mexer nas posições do mobiliário.
Seguem as fotos:
Um projecto com os mesmo módulos. Não quero gastar dinheiro em madeira, tenho que aproveitar o que tenho.
A estrutura da maqueta no sitio. Desculpem-me a bagunça que está por baixo. É algo normal, quando se está a construir uma maqueta.
Coloquei em cima desta estrutura a Unitrack da KATO só para ter um comboio a andar de vez em quando.
Agora é tempo de planear o que vai entrar nestes 140 x 70 cm.
Abraços.