Joãozito Escreveu: ↑20 jan 2021, 20:16
Em falta: Mangueira do vácuo e conduta de igualização, junto á tomada da múltipla! De resto, tá fixe!
Obrigado pela atenção consegue especificar melhor?
Alguém consegue-me ajudar a identificar os manípulos e rotação?
-Velocímetro;
-Manómetros;
-Buzina;
-Acelerador;
-Mudanças (frente, ponto morto, marcha atrás);
-Freio de emergência;
-Limpa para brizas;
-Parar o motor;
-Ligar motor;
Areeiros;
-Ligar e apagar Luz (difusora e brilhante);
-Freio
Imagem em anexo.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
1- Manípulo do freio automático, trava de trás para a frente. Na foto está na posição de emergência, ou seja frenagem máxima.
2- Manípulo do freio directo(locomotiva). Também trava de trás para a frente. Na foto está na posição de aliviar.
3- Manípulo de tracção(volante de comando do motor), acelera de trás para a frente. Na foto, seguramente, está na posição "0".
4- taquígrafo (velocímetro)
5- Convel, o botão vermelho é o de accionar o alarme.
6- Regulador da intensidade das luzes dos instrumentos, aumenta no sentido dos ponteiros do relógio.
7- Botão de comando dos areeiros, é de pressão.
8- Botão de sobrecarga de freio, para desaperto mais rápido, também é de pressão.
9- Manípulo da buzina, funciona também por pressão.
10- Manípulo do inversor. Tem 3 posições: AF - á frente, N - neutro e AT - atrás. É desbloqueado através de uma "chave controller", de lado.
11- Manómetro da conduta geral de freio
12- Amperímetro de carga dos motores de tracção, funciona quando se mete força na locomotiva.
13- Indicador de avarias, acende uma luz branca e toca um besouro.
14- Manómetro duplo dos cilindros de freio de ambos os bogies. Os ponteiros sobem quando a locomotiva trava e descem quando destrava.
15- Manómetro do reservatório principal de ar, em andamento marca á volta dos 8 bar e oscila conforme o comboio trava e destrava.
16- Vacuómetro duplo, só funciona em comboios frenados a vácuo.
17- Servo do limpa vidros. Liga e desliga naquele botão em forma de estrela de 3 pontas cinzenta, que se encontra mesmo ao lado do manípulo 1. É de rodar para a esquerda e direita, porque é de funcionamento a AR.
Entre os manómetros 12 e 13, está a luz avisadora do relé de terra, que acende branca sempre que há avaria eléctrica.
Os botões de arranque e paragem do motor, estão na parte central da locomotiva, não visíveis na foto.