Fico contente a ver que os meus trabalhos são fonte de inspiração!
Eu fazia de outra maneira. Em vez de por balsa (ai tinha que usar supercola) por cima das margens da ponte, pegava em estyreno, de 0,5 ou 1 mm espessura, cortava um pedaço a medida desejada para colar na ponte, e , com uma lixa grosa (100-200) fazia os veios da madeira, lixando com um movimento vai-vem, para que os veios ficassem todos no mesmo sentido.
Na foto abaixo, ve-se melhor a textura da madeira.
Desta forma, ao colar a "madeira resultada" so utilizava um tipo de adezivo, compativel com os kit´s de plastico e o estyreno, que o Revell Contacta, Faller expert, etc...adezivos a baze de tolueno, que praticamente soladam ao frio o plastico.
Se, por varias motivos, não ser muito avantajoso para utilizar o metodo acima indicado, pode colar a balsa, mas, asa vezes, a melhor forma de reproduzir a madeira a escala 1:87...não é a madeira.
Olhando para as fotos aonde se ve o corte, eu acho que não vale a pena betumar aquilo, e se levar uma placa por cima , então não deve se preocupar com as fendas. Por baixo, na parte que não se ve, convem levar uma tira de material, colada, para dar mais resistencia a junta.