Ramal de Tannau (David / Santiago)

Maquetas, módulos, dioramas e colecções
Responder
Ricardo Cruz
Participante
Registado: 14 set 2011, 22:18

Ainda sem possibilidade de começar a assentar os carris da Peco (essencialmente, por falta de disponibilidade de um amigo que, por questões de trabalho esta "retido" em Lisboa), virei as atenções para a zona do rio.

Para além de ter decido que transformarei as 4 pontes em apenas uma, o David preferiu a inclusão de um rio e de uma praia. Do lado da praia a encosta será preenchida por vinhas e tem sido o "nosso" campo de batalha.

Aqui ficam duas fotos dos ainda poucos desenvolvimentos, mas tenho procurado que o David participe no máximo que puder (como foi o caso da pintura base), o que não ajuda a desenvolvimentos mais rápidos.

Para cobrimento da praia iremos usar areia que recolhemos na praia, quanto às encostas vou tentar fazer muros com pequenas pedras, e o cobrimento será feito com terra que recolhemos aqui num monte perto de casa, sendo completo com as videiras, vegetação e algumas árvores.
Cenário 4.jpg
Cenário 5.jpg
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Ricardo Cruz
Participante

Continuando o trabalho no desenvolvimento do o módulo das pontes, comecei já a "levantar" os muros da encosta.
Para o efeito utilizei pedras que arranjei numas obras, que fui colando. É verdade que dá bastante trabalho, mas estou a gostar do resultado. Depois tentarei preencher os espaços com pedras mais pequenas e vegetação. Mas, gostaria de saber a vossa opinião e sugestões.
Cenário 6.jpg
Cenário 7.jpg
luis_lopes
Participante
Registado: 27 fev 2010, 23:08
Contacto:

Viva.

É preciso é que vás gostando.

Vou-te propor um exercicio: Coloca uma figura ou um automóvel a 1:87 perto as pedras, e tira uma fotografia (mas sem flash).
Gostaste do que viste? Continua.

Para mim, as pedras estão um pouco grandes e "certinhas" demais. Se a tua idea é reproduzir os gabiões, não está correcto, se a tua ideia é fazeres uma parede de pedra, usa pedras mais pequenas (mais pequenas que grão de café), e mistura um pouco de cola branca com as pedras, e umas flocagens verdes secas, como se estivesses a fazer uma massa.

Vais ver que o efeito será melhor... mas é preciso é que vás gostando!

Abraço.
Ricardo Cruz
Participante

Porque devo estar prestes a substituir as Geoline tenho avançado com o modulo do rio, embora devagar porque a experiência continua nula ou quase.
Aproveitando a achega do Luís Lopes, e a ideia do "engenheiro" David que decidiu incluir uma estrada acima da praia, avancei com um novo layout para a praia, mas mantendo o muro...
Cenário 8.jpg
Cenário 9.jpg
Só um aparte, aqui fica documentado o trabalho do pequeno "engenheiro"...
David 1.jpg
David 2.jpg
Alco1966
Participante
Registado: 28 jul 2010, 13:28

Parabêns ao pequeno Engº. e que continue a gostar de comboios. :clap: :venia:
Leonel
Participante
Registado: 09 set 2012, 22:35

É tão cedo para viciar esta criança :twisted: estou a tentar viciar o meu, tem 7 anos, já está bem encaminhado, pior será sempre viciar a mãe dele... Já agora, onde é que adquiriu aqueles pés dos módulos?
Boa continuação :afro:
Ricardo Cruz
Participante

Leonel Escreveu:É tão cedo para viciar esta criança :twisted: estou a tentar viciar o meu, tem 7 anos, já está bem encaminhado, pior será sempre viciar a mãe dele... Já agora, onde é que adquiriu aqueles pés dos módulos?
Boa continuação :afro:
Caro Leonel,

a coisa boa é que foi ele que se maravilhou sozinho :facepalm: . Como havia um espaço em casa que ainda não tinha qualquer destino, ficou destinado à maquete. Depois, quer eu quer a mãe estivemos de acordo em avançar com o modelismo ferroviário, até porque tem puxado pela imaginação dele :idea: (tem sido ele a decidir o que fazer na maquete). É verdade que sempre gostei de comboios e também brinquei com comboios, na altura da Jouef e Fleischmann. Por isso, eu limitei a acordar um bichinho que estava adormecido.

Quanto aos pés, foram adquiridos no IKEA a 2,5€ cada um.
rodrigues1973
Participante
Registado: 10 out 2011, 18:05

Muito bem, :clap: há muito que nao via por ai nada sobre essa maquete, a decoraçao promete mas cuidado com a mao de obra infantil.... :2funny:
Ricardo Cruz
Participante

rodrigues1973 Escreveu:Muito bem, :clap: há muito que nao via por ai nada sobre essa maquete, a decoraçao promete mas cuidado com a mao de obra infantil.... :2funny:
Obrigado!

Para além de estar à espera de outras 2 mãos para ajudar a assentar as vias da Peco, o facto de ter alterado de local de trabalho também não tem ajudado a que a maquete avance, para já não falar da completa falta de experiência, que vai obrigando a experiências...
Apesar disso, acredito que em breve vou assentar as vias da Peco e a partir daí mais desenvolvimentos vão surgir.
No entanto, uma coisa não tem parado por este Ramal, as circulações, que foram reforçadas no Natal...

Quanto à mão de obra infantil, não estou muito preocupado, ele "trabalha" por vontade própria...
Ricardo Cruz
Participante

Ramal de Tannau.jpg
Este será o layout da maquete que passou a ter o nome de "Ramal de Tannau". Ainda esta semana iniciarei as marcações para colocar as tiras de cortiça e depois começar a assentar as vias.

Entretanto, será criado um blog para que o David, com a minha ajuda e da mãe, invente histórias do dia a dia no Ramal e assim puxe pela sua imaginação.

Como é óbvio vou colocando algumas fotografias, para acompanharem o processo.
Responder