Caro Ismael,
Com insinuações não vamos a lado nenhum até porque o modelismo ferroviário, para mim, é um hobbie, e não uma fonte de conflitos e problemas com outrém. Como acontece em muitos outros tópicos trocam-se ideias, partilham-se conhecimentos e por aí fora. Se reparar foi o que eu fiz, tendo em conta experiências passadas com decalques de diversas origens.
Admito que para mim recortar com um x-ato uma folha que terá 2mmx3mm, é mesmo difícil. Estou a ver que há aqui quem o consiga fazer, como percebi que era o seu caso, e então porque não partilhar um tutorial disso mesmo.
Obrigado
Carruagens B600
-
- Participante
- Mensagens: 233
- Registado: 05 abr 2011, 18:09
- Contacto:
- isantos
- Participante
- Mensagens: 571
- Registado: 07 jan 2009, 16:25
Caro Afonso, tenho bastante estima por si e muita admiração pelos seus trabalhos a maioria feitos completamente de raiz.mafonso Escreveu:Caro Ismael,
Com insinuações não vamos a lado nenhum até porque o modelismo ferroviário, para mim, é um hobbie, e não uma fonte de conflitos e problemas com outrém. Como acontece em muitos outros tópicos trocam-se ideias, partilham-se conhecimentos e por aí fora. Se reparar foi o que eu fiz, tendo em conta experiências passadas com decalques de diversas origens.
Admito que para mim recortar com um x-ato uma folha que terá 2mmx3mm, é mesmo difícil. Estou a ver que há aqui quem o consiga fazer, como percebi que era o seu caso, e então porque não partilhar um tutorial disso mesmo.
Obrigado

Os "especialistas" que eu me referi não era em relação à sua pessoa (embora para mim o Afonso o seja).
Cumprimentos
-
- Participante
- Mensagens: 7
- Registado: 27 fev 2014, 14:49
Buenas noches.
Lo primero, pedir disculpas por la mala traducción del español al portugués con el "Google Translator". Yo escribo en mi idioma, y el programa se encarga de darle patadas al diccionario.
Estoy haciendo una pequeña serie de estos coches que, al igual que los Budd, me recuerdan mi infancia, ya que los veía en el Iberia Expreso a su paso por Salamanca, hacia los años 50 y 60.
Para el rodamiento voy a utilizar los bogies de Electrotrén, ya que me parecen más seguros que los del kit. Por lo demás, me parece que la calidad general es muy aceptable.
Como se puede ver en las fotos, el kit no tiene previstos los interiores, así que los estoy haciendo con Evergreen. Sin embargo, necesito saber de qué color eran interiormente, así como el de los asientos de 1ª y 2ª clase.
Hay otro aspecto que me gustaría que alguien me aclarase. En la página de AllScalesTrain, donde compré estos kits, vi la posibilidad de comprar los coches montados en color blanco y rojo, o azul con franjas rojas. Cuando veía pasar estos coches de niño, iban con decoración como la que tiene el del museo, (creo recordar que el techo eragris oscuro). En los últimos años, esta serie de coches tenía la misma decoración, con algunas diferencias, como las puertas completamente rojas, o los testeros en color negro. ¿Cuando fueron pintados en azul con franja roja, y hasta cuando? ¿Fueron utilizados así en trenes regulares de viajeros? ¿O tiene alguna relación con el Tren Presidencial?
Muchas gracias por la ayuda.
Saludos cordiales.
Pepe.
Boa noite.
Primeiro, pedir desculpas pela má tradução do espanhol para o Português com o " Google Translator " . Eu escrevo na minha língua , eo programa manipula chutar o dicionário.
Estou fazendo uma pequena série desses carros , como o Budd , eu me lembro da minha infância, como visto na Iberia Expresso passando por Salamanca , aos 50 e 60 anos .
Para rolamento vou usar bogies Electrotren como me parece mais seguro do que o kit. Caso contrário, eu acho que a qualidade geral é muito aceitável.
Como você pode ver pelas fotos , o kit não forneceu os interiores , assim que eu estou fazendo com Evergreen. No entanto, eu preciso saber de que cor eram dentro, e os lugares de 1 ª e 2 ª classe .
Há um outro aspecto que eu gostaria que alguém me esclarecer . Em AllScalesTrain página , onde eu comprei esses kits , eu vi a oportunidade de comprar o carro montado em listras vermelhas brancas e vermelhas ou azuis com . Quando viram a criança passar esses carros , foram decorados como aquele com o museu , (eu acho que me lembro do eragris escuro telhado) . Nos últimos anos , esta série de carros tinham a mesma decoração , com algumas diferenças , como as portas totalmente vermelhos, as frentes em preto ou cor. Quando foi pintado em azul com guarnição vermelha , e por quanto tempo ? Foram então utilizados nos comboios regulares de passageiros ? Ou será que tem alguma relação com o comboio presidencial ?
Muito obrigado pela ajuda.
Com os melhores cumprimentos .
Pepe .
Lo primero, pedir disculpas por la mala traducción del español al portugués con el "Google Translator". Yo escribo en mi idioma, y el programa se encarga de darle patadas al diccionario.

Estoy haciendo una pequeña serie de estos coches que, al igual que los Budd, me recuerdan mi infancia, ya que los veía en el Iberia Expreso a su paso por Salamanca, hacia los años 50 y 60.
Para el rodamiento voy a utilizar los bogies de Electrotrén, ya que me parecen más seguros que los del kit. Por lo demás, me parece que la calidad general es muy aceptable.
Como se puede ver en las fotos, el kit no tiene previstos los interiores, así que los estoy haciendo con Evergreen. Sin embargo, necesito saber de qué color eran interiormente, así como el de los asientos de 1ª y 2ª clase.
Hay otro aspecto que me gustaría que alguien me aclarase. En la página de AllScalesTrain, donde compré estos kits, vi la posibilidad de comprar los coches montados en color blanco y rojo, o azul con franjas rojas. Cuando veía pasar estos coches de niño, iban con decoración como la que tiene el del museo, (creo recordar que el techo eragris oscuro). En los últimos años, esta serie de coches tenía la misma decoración, con algunas diferencias, como las puertas completamente rojas, o los testeros en color negro. ¿Cuando fueron pintados en azul con franja roja, y hasta cuando? ¿Fueron utilizados así en trenes regulares de viajeros? ¿O tiene alguna relación con el Tren Presidencial?
Muchas gracias por la ayuda.
Saludos cordiales.
Pepe.
Boa noite.
Primeiro, pedir desculpas pela má tradução do espanhol para o Português com o " Google Translator " . Eu escrevo na minha língua , eo programa manipula chutar o dicionário.
Estou fazendo uma pequena série desses carros , como o Budd , eu me lembro da minha infância, como visto na Iberia Expresso passando por Salamanca , aos 50 e 60 anos .
Para rolamento vou usar bogies Electrotren como me parece mais seguro do que o kit. Caso contrário, eu acho que a qualidade geral é muito aceitável.
Como você pode ver pelas fotos , o kit não forneceu os interiores , assim que eu estou fazendo com Evergreen. No entanto, eu preciso saber de que cor eram dentro, e os lugares de 1 ª e 2 ª classe .
Há um outro aspecto que eu gostaria que alguém me esclarecer . Em AllScalesTrain página , onde eu comprei esses kits , eu vi a oportunidade de comprar o carro montado em listras vermelhas brancas e vermelhas ou azuis com . Quando viram a criança passar esses carros , foram decorados como aquele com o museu , (eu acho que me lembro do eragris escuro telhado) . Nos últimos anos , esta série de carros tinham a mesma decoração , com algumas diferenças , como as portas totalmente vermelhos, as frentes em preto ou cor. Quando foi pintado em azul com guarnição vermelha , e por quanto tempo ? Foram então utilizados nos comboios regulares de passageiros ? Ou será que tem alguma relação com o comboio presidencial ?
Muito obrigado pela ajuda.
Com os melhores cumprimentos .
Pepe .
-
- Participante
- Mensagens: 792
- Registado: 14 fev 2009, 19:40
Hola Pepe, antes de más, bien venido
O esquema azul, ou melhor, os esquemas azuis, porque existiram dois denominados respectivamente de “rico” e “pobre” consoante incluiam ou não a presença de faixas embelezadoras vermelhas, procede o original vermelho, creme e prateado, e foi aplicado à generalidade das carruagens b600 a partir de 2º metade dos anos 60 e terá durado até ao final dos anos 70.
A aplicação foi muito gradual e dilatada no tempo, de tal forma que existem provas documentais de, já bem dentro dos anos 70, ainda circularem composições com carruagens nos dois esquemas iniciais, sendo mesmo de admitir que algumas carruagens possam ter passado directamente do esquema inicial para o final sem nunca terem sido pintadas de azul.
Estas carruagens circularam por toda a rede da CP, e esporádicamente em Espanha como reforço dos comboios internacionais na relação Lisboa/Porto – Irun. No entanto, estão essencialmente relacionadas com a região Sul, onde sempre existiram em maior número e efectuando todo o tipo de serviços.
Caro Pepe,
tambem estou para iniciar a montagem de um kit no esquema azul pobre. Vamos trocando experiências nesta thread? Tem fotos da sua carruagem com os bogies da Electrotren? Provavelmente serão uma melhor opção que utilizar os originais em resina.
Abraços
rp
O esquema azul, ou melhor, os esquemas azuis, porque existiram dois denominados respectivamente de “rico” e “pobre” consoante incluiam ou não a presença de faixas embelezadoras vermelhas, procede o original vermelho, creme e prateado, e foi aplicado à generalidade das carruagens b600 a partir de 2º metade dos anos 60 e terá durado até ao final dos anos 70.
A aplicação foi muito gradual e dilatada no tempo, de tal forma que existem provas documentais de, já bem dentro dos anos 70, ainda circularem composições com carruagens nos dois esquemas iniciais, sendo mesmo de admitir que algumas carruagens possam ter passado directamente do esquema inicial para o final sem nunca terem sido pintadas de azul.
Estas carruagens circularam por toda a rede da CP, e esporádicamente em Espanha como reforço dos comboios internacionais na relação Lisboa/Porto – Irun. No entanto, estão essencialmente relacionadas com a região Sul, onde sempre existiram em maior número e efectuando todo o tipo de serviços.
Caro Pepe,
tambem estou para iniciar a montagem de um kit no esquema azul pobre. Vamos trocando experiências nesta thread? Tem fotos da sua carruagem com os bogies da Electrotren? Provavelmente serão uma melhor opção que utilizar os originais em resina.
Abraços
rp
- luis_lopes
- Participante
- Mensagens: 292
- Registado: 27 fev 2010, 23:08
- Localização: Povoa de Santa Iria
- Contacto:
Bom dia.
Qual é o problema que os decalques têm? Fazem o efeito de silvering?
ou seja, produzem o efeito que se nota nesta cruz suástica?

Se assim, for, é muito simples de resolver.
Qual é o problema que os decalques têm? Fazem o efeito de silvering?
ou seja, produzem o efeito que se nota nesta cruz suástica?

Se assim, for, é muito simples de resolver.
- isantos
- Participante
- Mensagens: 571
- Registado: 07 jan 2009, 16:25
Pepe, eu penso que na versão vermelha e branca os "testeros" sempre foram castanho escuro (igual à cor do tecto), na versão do Museu eles foram incorrectamente pintados de vermelho e branco.JSA Escreveu: ...En los últimos años, esta serie de coches tenía la misma decoración, con algunas diferencias, como las puertas completamente rojas, o los testeros en color negro....
Pepe .
Cumprimentos
-
- Participante
- Mensagens: 7
- Registado: 27 fev 2014, 14:49
Buenas noches.
Isantos, gracias por la aclaración. He estado buscando fotografías en algunos libros (Marc Dalstöm, M. J.Fox...) y en internet, y he podido constatar que los coches Shindler tenían originalmente los testeros en color rojo y blanco, pero después fueron pintados en negro. Sin embargo no he podido encontrar ninguna foto de los B600 de esa época que me saque de dudas.
Si no encuentro ninguna aclaración al respecto, los pintaré como el techo, ya que es más fácil enmascarar para el proceso de pintura.
Por cierto, por las fotos que he podido ver en color, y por mis recuerdos cuando veía estos coches en Salamanca, me atrevería a afirmar que los techos eran originalmente de color gris muy oscuro, por no decir negro. Supongo que el castaño oscuro se utilizaría en la época en que las locomotoras empiezan a tener colores anaranjados y castaños.
Racia, encantado de compartir experiencias sobre los avances de estos coches. Eso siempre que a Antunes le parezca bien, ya que este "tópico" lo abrió él para mostrar su trabajo con estos coches. Si le parece oportuno, ya pondré alguna fotografía con mis avances.
Saludos cordiales.
Pepe.
Boa noite.
Isantos Obrigado pelo esclarecimento . Eu estive procurando por fotos em livros ( Marc Dalstöm , MJFox ... ) e na internet, e eu vi que Shindler carro originalmente tinha as frentes em vermelho e branco , mas mais tarde foram pintados de preto. No entanto, eu não poderia encontrar qualquer foto do B600 do tempo para me tirar da dúvida.
Se você não encontrar qualquer esclarecimento , a tinta que você como o telhado , porque é mais fácil de esconder o processo de pintura .
By the way, as imagens que eu vi em cor, e minhas memórias quando eu vi esses carros em Salamanca, eu diria que o teto foram originalmente cinza muito escuro , se não preto. Eu acho que o marrom escuro seria usado no momento em que as locomotivas começam a ter cores laranja e marrom .
Racializado , prazer em compartilhar experiências sobre o andamento destes carros . Que sempre que Antunes parece bom como este " tópico" abriu-a para mostrar o seu trabalho com estes carros . Se você está preocupado , vou colocar algumas fotos com o meu progresso.
Com os melhores cumprimentos .
Pepe .
Isantos, gracias por la aclaración. He estado buscando fotografías en algunos libros (Marc Dalstöm, M. J.Fox...) y en internet, y he podido constatar que los coches Shindler tenían originalmente los testeros en color rojo y blanco, pero después fueron pintados en negro. Sin embargo no he podido encontrar ninguna foto de los B600 de esa época que me saque de dudas.
Si no encuentro ninguna aclaración al respecto, los pintaré como el techo, ya que es más fácil enmascarar para el proceso de pintura.
Por cierto, por las fotos que he podido ver en color, y por mis recuerdos cuando veía estos coches en Salamanca, me atrevería a afirmar que los techos eran originalmente de color gris muy oscuro, por no decir negro. Supongo que el castaño oscuro se utilizaría en la época en que las locomotoras empiezan a tener colores anaranjados y castaños.
Racia, encantado de compartir experiencias sobre los avances de estos coches. Eso siempre que a Antunes le parezca bien, ya que este "tópico" lo abrió él para mostrar su trabajo con estos coches. Si le parece oportuno, ya pondré alguna fotografía con mis avances.
Saludos cordiales.
Pepe.
Boa noite.
Isantos Obrigado pelo esclarecimento . Eu estive procurando por fotos em livros ( Marc Dalstöm , MJFox ... ) e na internet, e eu vi que Shindler carro originalmente tinha as frentes em vermelho e branco , mas mais tarde foram pintados de preto. No entanto, eu não poderia encontrar qualquer foto do B600 do tempo para me tirar da dúvida.
Se você não encontrar qualquer esclarecimento , a tinta que você como o telhado , porque é mais fácil de esconder o processo de pintura .
By the way, as imagens que eu vi em cor, e minhas memórias quando eu vi esses carros em Salamanca, eu diria que o teto foram originalmente cinza muito escuro , se não preto. Eu acho que o marrom escuro seria usado no momento em que as locomotivas começam a ter cores laranja e marrom .
Racializado , prazer em compartilhar experiências sobre o andamento destes carros . Que sempre que Antunes parece bom como este " tópico" abriu-a para mostrar o seu trabalho com estes carros . Se você está preocupado , vou colocar algumas fotos com o meu progresso.
Com os melhores cumprimentos .
Pepe .
- riri
- Participante
- Mensagens: 184
- Registado: 02 jul 2012, 21:25
- Localização: Beveren Waas - Bélgica
Isso mesmo,nada melhor do que a abertura dum tópico com a construção das suas carruagens,uma imagem vale mais do que mil palavras
é o que se diz por aqui.

-
- Participante
- Mensagens: 467
- Registado: 09 dez 2011, 16:29
- Localização: Alverca Ribatejo
Boasluis_lopes Escreveu:Bom dia.
Qual é o problema que os decalques têm? Fazem o efeito de silvering?
ou seja, produzem o efeito que se nota nesta cruz suástica?
[ http://www.ipmsstockholm.org/magazine/2 ... ng_011.jpg ]
Se assim, for, é muito simples de resolver.
Eu já adequeri os dequalques mas inda estou nas pinturas, mas desde já queria saber como se resolve o efeito de silvering

Luis Antunes
APAC 1142 AMF 144
Grupo Modelismo Ferroviário Alverca
APAC 1142 AMF 144
Grupo Modelismo Ferroviário Alverca
- riri
- Participante
- Mensagens: 184
- Registado: 02 jul 2012, 21:25
- Localização: Beveren Waas - Bélgica
Boas
A melhor maneira de anular o efeito silvering,é primeiro cortar a membrana em excesso dos decalques o mais rente possível e segundo aplicar na zona onde vai ficar o mesmo o verniz brilhante.Portanto aplicar o decalque numa base de verniz brilhante.
Isto vai neutralizar a membrana que é baça com o efeito brilhante.
Para completar envernizar a peça com o verniz correspondente ao aspecto final, brilhante,semi brilhante ou mate.
A melhor maneira de anular o efeito silvering,é primeiro cortar a membrana em excesso dos decalques o mais rente possível e segundo aplicar na zona onde vai ficar o mesmo o verniz brilhante.Portanto aplicar o decalque numa base de verniz brilhante.
Isto vai neutralizar a membrana que é baça com o efeito brilhante.
Para completar envernizar a peça com o verniz correspondente ao aspecto final, brilhante,semi brilhante ou mate.