[N ALMEIDA] Nohab CP 0100

Criações e transformações pessoais
Avatar do Utilizador
rui ferreira
Participante
Mensagens: 632
Registado: 11 out 2010, 11:30
Localização: Caldas da Rainha

"Ela" esta a ficar muito bem. :venia:

Após ler um artigo na revista "O Foguete nº26", fortaleci os meus conhecimentos ferroviários ao ponto de saber que as automotoras "Nohab" da serie 101 a 115 construídas na Suécia, foram os primeiros veículos a diesel a circular na linha do Oeste imediatamente após a sua entrega em finais do ano de 1948. Com a chegada das "Allan" em 1954 veio permitir que as "Nohab" fossem transferidas para o sul do país, local onde eu pensava erradamente fosse o seu desde o inicio. Por conseguinte estou mais atento ao seu trabalho e quiça poder possuir um dos seus exemplares. :afro:
Rui Ferreira
Linha do Oeste
PK 105.014
Avatar do Utilizador
mpcarrilho
Participante
Mensagens: 371
Registado: 10 dez 2009, 23:30

Muito bom, sem dúvida!!!
É impressão minha ou esse tejadilho é feito em resina?
nalmeida
Participante
Mensagens: 510
Registado: 20 jun 2012, 19:05

Obrigado Rui e Marco.

Rui, o facto de terem sido utilizadas na Linha do Oeste leva-me a pensar que poderão ter estado em Coimbra e talvez até tenham recebido manutenção nas oficinas "Diesel" de Coimbra-B, curiosamente não encontrei uma única foto de Nohabs em Coimbra, alguém tem por aí alguma no arquivo?

Marco, sim o tecto é em resina, depois de várias tentativas acabei por seleccionar este método por ser o mais adequado para este processo.
nalmeida
Participante
Mensagens: 510
Registado: 20 jun 2012, 19:05

Solicito mais uma ajuda aos leitores do fórum, necessito de uma foto boa dos bogies da Nohab, se possível enviem para o meu email.
nalmeida
Participante
Mensagens: 510
Registado: 20 jun 2012, 19:05

Muito tempo e pouco progresso... o habitual!

Ainda aguardo imagens detalhadas dos bogies daí ter atrasado um pouco essa área. Estas fotos diferem das anteriores por já terem a motorização e as portas colocadas. Os vidros também já se encontram finalizados mas apenas serão colocados depois da pintura. Já planeados e a ponto de ser executados estão os interiores mas isso terá de ficar para uma próxima.

Já no carris:

Imagem

Mais perto:

Imagem

E o interior ainda sem os bancos:

Imagem

A motorização é oriunda de uma Bachmann Brill Tram:

Imagem

Se me descuido qualquer dia ainda acabo este projecto :biggrin:
Cosmin
Participante
Mensagens: 442
Registado: 16 dez 2011, 01:03
Localização: Vila Nova de Gaia

Então , ja estou-lhe a desejar
Bons descuidos! :biggrin:
Avatar do Utilizador
riri
Participante
Mensagens: 184
Registado: 02 jul 2012, 21:25
Localização: Beveren Waas - Bélgica

Impecável,fiquei curioso acerca dessa motorização...
Os Meus Comboios - https://sites.google.com/site/osmeuscomboios/

Cumprimentos
Henrique Marques
nalmeida
Participante
Mensagens: 510
Registado: 20 jun 2012, 19:05

Obrigado a ambos.

Henrique, a motorização provém de um Bachmann Brill Tram, se fizeres a seguinte busca no ebay vais encontrar vários:

HO GAUGE BACHMANN BRILL TROLLEY CAR

Não é um topo de gama mas é barata e acessível, um pouco como o protótipo :)
Alco1966
Participante
Mensagens: 115
Registado: 28 jul 2010, 13:28

Ao ver este tópico fiquei sem palavras...

Está espectacular, apenas me intriga a forma como o tecto foi feito ou melhor como foi feito o molde que deu origem ao tecto da automotora?!...

Boa continuação.

Mário Fernandes
Avatar do Utilizador
riri
Participante
Mensagens: 184
Registado: 02 jul 2012, 21:25
Localização: Beveren Waas - Bélgica

Obrigado pela informação,acho que um dia destes vou adquirir um. :roll:
Os Meus Comboios - https://sites.google.com/site/osmeuscomboios/

Cumprimentos
Henrique Marques
Responder